29/08/2012

Primeiros Socorros (como atuar em caso de ...) I

Traumatismos e Quedas

Definição
Ocorrência ds queda ou atropelamento.:
Primeiro socorro
Evitar outras quedas ou novos acidentes devido a esta ocorrência, observação da vítima, ligar 112, manter a vítima desperta conversando com ela.
Avaliação posterior
Em caso de a pessoa referir que se sente sem alteração de maior, deve vigiar-se durante as primeiras horas o estado de equilíbrio, presença dd zumbidos, sede, náuseas ou vómitos, grau de confusionais; em caso ds algum sinal ou sintoma destes conduzid ai hosopitar ou ligar 112.
Importante
Em caso de inconsciência não mobilizar, não dar nada pela boca.

Fraturas

Definição
Interrupção da continuidade de un osso.
Sintomatologia
Dor, edema ( inchaço),deformação, impotência funcional (o movimento habitual não é conseguido),mobilidade anormal (um movimento não habitual é conseguido),choque, possível solução de continuidade da pele em caso de fratura exposta.
Primeiro socorro
Imkbilizar as articulações antes e depois para que o local fraturado não fique sujeito a mobilização, cobrir a fratura exposta se existir, conduzir ao hospital ou ligar 112.


Entorse

Definição
lesão nos tecidos moles junt à articulação.
Sintomatologia
Dor,edema, incapacidade funcional
Primeiro socorro
Imobilizar, aplicar gelo, conduzir ak hospital ou ligar112

Feridas

Definição
Rutura da pele, podendo ser superficial ou profunda.
Sintomatologia
Dor,solução de continuidade da pele.
Primeiro socorro
Profundas _ cobrir,imobilizar, transportar ao hospital ou ligar 112;
superficiais _ expor, lavar, desinfetar e cobrir;
Com objetos estranhos _ imobilizaro objeto de forma não encravar-se mais nem sair (pode ser feito com adesivo ou um pano,ligadura à volta), cobrir se possível, conduzir ao hostitpital ou ligar 112.
A lavagem de uma ferida superficial, tipo escoriação, pode ser feita com água ou soro fisiológico; a sua desinfeção pode ser feita com Betadine,no entanto este tipo de desinfetantes está a cair em desuso e a ser substituído por desinfetantes à base de Clorohexidine.
O uso de água oxigenada está atualmente contraindicado.
O álcool é um bom,desinfetante que só deve ser usado em pele integra.

Hemorragias

Definição
Saida de sangue do seu circuito normal.
Externa- sangue exterioriza-se do corpo;
Internas visíveis- sangue sai do corpo por orifício natural;
Internas invisíveis- sengue sai dos vasos e permanece numa cavidade interna do corpo.
Sintomatologia
Tendência para inconsciência, pulso rápido, respiração rápida, hipotensão pele pálida,viscosa, sede intensa.
Primeiro socorro
Compressão manual direta (CMD) no local que sangra e aplicar gelo; se houver corpos estranhos ou uma fratura exposta que impeça a CMD, a compressão faz-se indiretamente na zona mais próxima do local sangrante entre este e o coração; ligar 112.
Não administrar nada pela boca, não dar água.
Primeiro socorro para hemorragia nasal (epistaxis)
Fazer compressão manual direta com o indicador e polegar sobre as asas do nariz, se a hemorragia for abundante, além da compressão, aplicar gelo na cana do nariz. Muito importante: manter a cabeça direita na vertical, alinhada com o trinco, nunca inclinar ndm para a frente nem para trás.
Primeiro socorro para hemorragia pelo ouvido
A hemorragia pode significar uma lesão grave na cabeça; coloque a vítima em posição reclinada, com a cabeça inclinada para o lado do ferimento para que o sangue escorra; cubra o local da hemorragia, mas não exerça pressão; conduzir ao hospital ou ligar 112.

Insolações

Definição
Queimaduras provocadas pela exposição ao sol.
Sintomatologia e Primeiro socorro
Seguem a indicação abaixo referida para as queimaduras, consoante se estabeleça uma queimadura de primeiro, segundo ou terceiro grau.
Cuidados
Antes da exposição solar deve aplicar-se um protetor solar, de fator adequado ao tipo de pele, em todas as zonas do corpo que vão ficar expostas. Além da aplicação de protetor solar, é importante evitar aexposição ao sol, pois a sua aplicação, por si só, não impede a queimadura solar.
Durante a exposição solar deve reforçar-se a aplicação de protetor solar especialmente se houver suor ou molhar a pele, ingerir líquidos e evitar alimentos condimentados.
Após a exposição solar, a pele deve ser limpa com água e sabão neutro e aplicado creme hidratante em todo o corpo, em especial nas zonas que foram expostas ao sol. Deve tomar-se mais atenção às crianças e idosos devido ao risco de desidratação ser maior. Relembrando as horas de exposição solar: 9h-11h e 14h-16h. Escolher protetores solares em forma de creme em vez de óleos: um óleo,qualquer que seja a sua natureza, em contato com o calor frio.

Queimaduras

Definição
Lesão provocada por calor, frio, radiações ou agentes químicos. A gravidade de uma queimadura dependerá do seu grau, extensão, localização e idade.
Sintomatologia de primeiro grau
Lesão da epiderme que se carateriza por pele vermelha, quente e dolorosa.
Primeiro socorro
Arrefecer com água fria até passar a dor, aplicar creme hidratante (não aplicar gorduras). Cremes mais indicados: Biafine e Disoderme.
Sintomatologia de segundo grau 
Lesão da epiderme e derme que se careteriza por pele vermelha, quenre e dolorosa e aparecimento flitenas (bolhas).
Primeiro socorro
Arrefecimento prolongado. Não rebentar as flitenas, não aplicar creme hidratante sobre as flitenas, aplicar creme hidratante na região circundante à flictena.
Sintomatologia de terceiro grau
Lesão de toda a pele havendo uma ferida abdffa.
Primeiro socorro
Cobrir a zona afetada com panos esterilizados ou limpos húmidos e serem mantidos
húmido, conduzir ao hospital ou ligar 112.
Muito importante
Numa queimadura muito extensa, que atinja roupa, não retire nada que tenha aderido à queimadura, não aplique gorduras, pomadas ou loções, não toque na quemadura.

Engasgamento


Definição
Obstrução da laringe provocando asfixia.
Sintomatologia
Dificuldade em respirar evoluindo para paragem respiratória e cardíaca.
Primeiro socorro
Se a vítima estiver consciente
Tire-lhe da boca a comida ou a detadura posiça se possível, não tete localizar ou retirar o objeto que está a obstruir com os dedos. Mande a vítima tossir.
Se isso não resultar, ajude a vítima a curvar-se até a cabeça ficar a um nível mais baixo do que o tórax. A vítima pode estar sentada ou de pé. Dê-lhe entre uma e quatro pancadas secas entre as omoplatas com a plama da mão. Cada plamada deverá ser suficientemente forte para desalojar o corpo estranho.
se a vítima ainda não conseguir respirar, coloque-se de pé ou de joelhos atrás dela. Cerre um dos punhos e encoste-o, com o polegar apontado para dentro, na base do esterno.
Segure o punho com a outra mão e puxe ambas para si com um rápido movimento dos cotovelos para dentro e para cima. Deste modo, comprime a parte superior do abdómen contra a base dos pulmões, contribuindo para expulsar o resto do ar e forçar a saída do corpo causador da obstrução. Repita até quatro vezes. Cada puxão deve ser suficientemente forte para impulsionar o corpo estranho (Manobra de Heimlich). Sugere-se o treino desta técnica em formação de primeiros socorros para que a sua eficácia seja real.
Se a vítima for uma criança pequena
Encoraje a criança a tossir. Se não resultar, deite-a no colo com a cabeça para baixo. Ampare-lhe o tronco com uma das mãos, enquanto que com a outra lhe dá uma a quatro palmadas secas nas costas. Cada palmada deverá ser suficientemente forte para desalojar o corpo estranho.
Se a criança continuar sufocada, sente-a no colo e execute compressões do abdómen (v.passos 3 e 4 da secção anterior), mas apenas com uma das mãos.
Se a vítima for um bebé
Ponha o bebé de criança para baixo, amparado-lhe o corpo ckm o seu antebraço e servindo-se da mão para lhe sustentar a cabeça e o tronco. Dê-lhe uma a quatro pancadas secas entre as omoplatas com os dedos, empregando muito menos força do que com um adulto.
Se o bebé continuar sufocado, segure-o de costas, com a cabeça bem inclinada para trás para abrir as vias respiratórias. Comprima-lhe o abdómen com dois dedos de uma das mãos, pressionando rapidamente na direção da cabeça, logo acima do umbigo. Repita quarto vezes no máximo.
Se a vítima ficar inconsciente
Conduzir ao hospital ou ligar 112
Se a criança introduzir corpo estranhos noutros orfícios do corpo, como nariz, ouvidos, não tente retirar pois ao fazê-lo pode aumentar a sua penetração, conduza-a ao hostital imediatamente.

Sem comentários:

Enviar um comentário