Material: Brinquedos pequenos e lenço
Participantes: Individual
Grupo-alvo: Creche, pré-escolar, 1°ciclo
Objetivo: Reconhecimento da imagem e esquema corporal, treino da coordenação motora fina. Incentivo à investigação e análise; estimulação sensorial; tato.
I Etapa
Prepare o espaço distribuindo alinhadamente os brinquedos pelo pavimento. Sugerimos uma ordem aleatória dos mesmos. Em seguida, tape-os com um lençol grande.
Instrua as crianças, exemplificando, de modo a que entendam os objetivos da atividade. É crucial que descubram os objetos escondidos, preferencialmente pelo tato. Evite que façam espreitadelas!
Devem sondar repetidamente todas as situações/ espaços, antes de avançarem com uma sugestão de descoberta. Se voluntariamente as crianças se reunirem em grupos de trabalho, incentive e assegure a participação de todos os elementos. Reforçarmos a importância da parceria e daconsonancia, como estratégia para formação global dos indivíduos.
Apos um período de exploração e reconhecimento, chegou o momento da verdade! Retire o lençol e observe as expressões de contentamento que as crianças assumem pela confirmação visual das suas antecipadas sugestões. A atividade não acaba aqui, com tanta expetativa, há a inevitabilidade de brincar a seguir.
II Etapa
A segunda etapa que lançamos pode ser uma variante de continuidade da anterior, no caso de crianças mais pequenas, ou opção de atividade única em crianças mais crescidas.
Encoraje um grupo assumir as posições, enquanto o outro aguarda sem acesso a disposição.
Tapar as crianças com um lençol e pedir ao grupo que esteve a espera para, através do tato, reconhecer quem e cada criança escondida.
As crianças que estão cobertas devem permanecer em silêncio, evitando assim que sejam reconhecidas. O método de apalpar, perscrutar os relevos e determinantes para cumprir os objetivos traçados. O mútuo entusiasmo na participação revela valor acrescido a atividade.
Finada a fase de investigação revelam-se os amigos e conferem-se as adivinhações. Momentos de alegria e aprendizagem garantidos!
Sugestão
I Etapa -coloque brinquedos de diferentes graus de dificuldade ou atípicos a sala de aula ou ginásio; faca um campeonato individual ou de equipas;
II Etapa - importante sem aviso prévio um elemento sopresa (adulto) para o conjunto; acombinar, indique as crianças que troquem de lugar para confundir os amigos.